SINTOMAS E CAUSAS DA MÁ CIRCULAÇÃO DO SANGUE

SINTOMAS E CAUSAS DA MÁ CIRCULAÇÃO DO SANGUE

SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO

A MÁ CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA É UM PROBLEMA QUE PODE ACARRETAR DANOS MAIORES E MAIS GRAVES A ALGUNS ÓRGÃOS E TECIDOS, JÁ QUE É A CIRCULAÇÃO DO SANGUE A RESPONSÁVEL POR PROMOVER A NUTRIÇÃO E OXIGENAÇÃO DAS CÉLULAS DOS TECIDOS.

SE HÁ ALGUM PROBLEMA COM ESSE TRÂNSITO, ALGUNS TECIDOS, COMO OS NERVOSOS E MUSCULARES, QUE SÃO OS MAIS ATINGIDOS, SOFREM MAU FUNCIONAMENTO E SUAS CÉLULAS ACABAM MORRENDO POR DESNUTRIÇÃO, O QUE RESULTA NUM POSSÍVEL COLAPSO NO ORGANISMO INTEIRO.

É A CIRCULAÇÃO QUE PERMITE QUE OS ANTICORPOS DO SISTEMA DE DEFESA SEJAM TRANSPORTADOS RAPIDAMENTE AO ÓRGÃO AFETADO POR BACTÉRIAS OU QUALQUER ORGANISMO ESTRANHO PARA DEFENDÊ-LO, ABSORVENDO E DIGERINDO O CORPO ESTRANHO.

O SANGUE TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO EQUILÍBRIO TÉRMICO E MANUTENÇÃO DA ACIDEZ DO ORGANISMO, POR ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE AS VEIAS ESTEJAM SEMPRE EM BOAS CONDIÇÕES, DESIMPEDIDAS, PARA QUE O SANGUE POSSA CIRCULAR LIVREMENTE.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE QUE A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA NÃO ESTÁ OCORRENDO CORRETAMENTE?

VARIZES, UM DOS SINTOMAS DA FALTA DE SANGUE CIRCULANDO PELO CORPO

-  EXTREMIDADES (MÃOS E PÉS) DORMENTES, INCHADAS, FORMIGANDO OU FRIAS;

-  SE AS PERNAS NÃO ESTÃO BEM IRRIGADAS PODEM SURGIR CÃIBRAS E DOR. AS VARIZES ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS A ESTE PROBLEMA, O PESO E ATÉ MANCHAS NAS PERNAS OU BRAÇOS PODEM SER SINAIS DE MÁ CIRCULAÇÃO.

-  O PEITO PODE DOER QUANDO A MÁ CIRCULAÇÃO IMPEDIR O SANGUE DE CHEGAR AO CORAÇÃO DE FORMA NORMAL.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA MÁ CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA?

NORMALMENTE UMA DAS CAUSAS É O ENTUPIMENTO DAS ARTÉRIAS POR PLACAS DE GORDURA OU PRESSÃO NOS VASOS SANGUÍNEOS, ISSO SIGNIFICA QUE A MÁ CIRCULAÇÃO PODE SER CONSIDERADA RESULTADO DA OBESIDADE, TABAGISMO, COLESTEROL ALTO, HIPERTENSÃO, SEDENTARISMO, DIABETES, ESTRESSE, ARTERIOSCLEROSE, MAUS HÁBITOS COMO USAR MEIAS OU SAPATOS APERTADOS, DORMIR ENCOLHIDO, COM AS PERNAS DOBRADAS, FICAR SENTADO POR MUITO TEMPO OU CRUZAR AS PERNAS POR BASTANTE TEMPO, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, POUCA INGESTÃO DE ÁGUA E CONSUMO FREQUENTE OU EXAGERADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.

A MÁ CIRCULAÇÃO É UM PROBLEMA QUE AFETA VÁRIAS PESSOAS. OS SINTOMAS DESTA ENFERMIDADE SÃO OS MAIS VARIADOS, CUJA CAUSAS POSSÍVEIS PODERÃO SER:

ARTERIOSCLEROSE , SEDENTARISMO, HÁBITO DE FUMAR, ROUPAS – SAPATOS OU MEIAS – APERTADAS, COSTUME DE DEIXAR MÃOS E PÉS EXPOSTOS AO FRIO, COSTUME DE CRUZAR AS PERNAS OU DORMIR ENCOLHIDO, PERMANECER LONGOS PERÍODOS DE TEMPO SENTADO (SERVIÇO, VIAGEM, VER TV, ETC.), O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, POBRE INGESTÃO DE ÁGUA DURANTE O DIA E O MAIS GRAVE É A MÁ ALIMENTAÇÃO.

DICAS DE TRATAMENTOS NATURAIS - CUIDADOS E MEDIDAS SUGESTIVAS CONTRA A MÁ CIRCULAÇÃO:

-  O SANGUE NÃO CIRCULA DIREITO QUANDO ESTÁ CHEIO DE IMPUREZAS, VISCOSO E QUANDO A PESSOA NÃO SE MOVIMENTA, PORTANTO LIMPE O SANGUE MOVIMENTANDO-SE BASTANTE E NORMALIZANDO A DIGESTÃO;

-  PARA AJUDAR A CIRCULAÇÃO FAÇA UMA DIETA DE BASE VEGETARIANA — RICA EM FRUTAS, LEGUMES VERDES E HORTALIÇAS, POIS ESTES ALIMENTOS POSSUEM NUTRIENTES QUE SÃO BENÉFICOS PARA FORTALECER AS PAREDES DOS VASOS SANGUÍNEOS E MELHORAR A CIRCULAÇÃO.

-  TOME UM SUPLEMENTO À BASE DE EXTRATO DE ALHO ENVELHECIDO – ESTE TEM INÚMERAS PROPRIEDADES BENÉFICAS PARA CIRCULAÇÃO, ALÉM DE BAIXAR AS GORDURAS NO SANGUE.

-  A GINKGO BILOBA (120 MILIGRAMAS/DIA), A CENTELHA ASIÁTICA E A CASTANHA-DA-ÍNDIA SÃO OUTRAS PLANTAS QUE NÃO SE PODE ESQUECER DE INGERIR — TOME-AS SOB A FORMA DE AMPOLAS, ASSIM, CONSEGUE-SE UMA MAIOR DOSAGEM. PARA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS, PROCURE CORTAR O SAL E OS SALGADOS.

-  EVITE FUMO E BEBIDAS ALCOÓLICAS;

-  NÃO USE MEIAS OU SAPATOS APERTADOS;

-  ADOTE EXERCÍCIOS DIÁRIOS DE 40 MINUTOS, PELO MENOS;

-  NÃO PERMANEÇA SENTADO POR LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, LEVANTE-SE COM FREQUÊNCIA;

-  NÃO CRUZE AS PERNAS. ESTIQUE-AS PERIODICAMENTE E FAÇA MOVIMENTOS CIRCULARES COM OS PÉS.

-  O USO ENFÁTICO DE LIMÃO, ALHO E CEBOLA CRUS É MUITO BENÉFICO NA MELHORA DE PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS (PARA ABRANDAR O HÁLITO CARACTERÍSTICO DE QUEM COME ALHO E CEBOLA, DEVE-SE MASTIGAR SALSA FRESCA, ESCOVAR OS DENTES, O CÉU DA BOCA, A LÍNGUA E BOCHECHAR COM ÁGUA MORNA).

-  USE O CHÁ DE ERVA-MATE: ELE REANIMA AS FORÇAS CORPORAIS E CEREBRAIS. DÁ RESISTÊNCIA À FADIGA E ATIVA A CIRCULAÇÃO.

-  ERVAS BOAS PARA O CIRCULAÇÃO: ALGODÃO (FOLHAS), ERVA-DE-SANTA-MARIA, DENTE-DE-LEÃO, MAÇÃ, CAMOMILA, ETC.

-  PODE AINDA EXPERIMENTAR UM BANHO ESTIMULANTE. PARA ISSO, ADICIONE A ÁGUA UMA BOA QUANTIDADE DE VINAGRE DE SIDRA. ESTE, ALÉM DE ESTIMULAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, AINDA MANTÉM OS POROS ABERTOS.

LIMPEZA DOS VASOS SANGUÍNEOS PARA MELHORIA DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

INGREDIENTES:

30 DENTES DE ALHOS

6 LIMÕES (SEM TRATAMENTOS QUÍMICOS)

1 LITRO DE ÁGUA

MODO DE PREPARO:

1- PÔR A ÁGUA PARA FERVER NUMA PANELA SEM FUNDO TÉRMICO.

2- CORTAR EM PEDAÇOS PEQUENOS OS DENTES DE ALHO E OS LIMÕES COM A CASCA (LAVAR OS LIMÕES ANTES DE CORTÁ-LOS).

3- QUANDO A ÁGUA ESTIVER FERVENDO, ADICIONAR O ALHO E OS LIMÕES E DEIXAR NO FOGO DURANTE 5 MINUTOS.

4- RETIRAR DO FOGO, DEIXAR AMORNAR E BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR.

5- COAR MUITO BEM (EM UM PANO).

6- PÔR A PARTE COADA NUMA GARRAFA DE VIDRO E GUARDAR NA GELADEIRA.

TOMAR 1 CÁLICE POR DIA DE MANHÃ EM JEJUM, DURANTE TRÊS SEMANAS. PARAR DE TOMAR DURANTE UMA SEMANA. VOLTAR A TOMAR NOVAMENTE DURANTE TRÊS SEMANAS.

DEVE SER TOMADO DE 6 EM 6 MESES.

CONTRA-INDICAÇÕES: ATENÇÃO, CASO SEJA ALÉRGICO A ALGUM DOS INGREDIENTES, NÃO FAZER USO DESTE PREPARADO.

NOZES - BENÉFICAS PARA O CORAÇÃO

AS OLEAGINOSAS MAIS CONHECIDAS E CONSUMIDAS SÃO AS NOZES. DEVEM SER CONSUMIDAS O ANO TODO, POIS SÃO BENÉFICAS AO CORAÇÃO. O IDEAL É COMER UMA PORÇÃO DE 50G DIARIAMENTE, AO NATURAL, NA HORA DO LANCHE OU ACRESCENTADA EM SUCOS, VITAMINAS E SALADAS. VARIAR O CONSUMO COM CASTANHA-DO-PARÁ, AMÊNDOAS, AVELÃS, ETC., É UMA FORMA DE APROVEITAR OS NUTRIENTES DE DIFERENTES OLEAGINOSAS.

AS NOZES PODEM DIMINUIR O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ATÉ 65%. ELAS REDUZEM O MAU COLESTEROL (LDL) E PREVINEM A FORMAÇÃO DE PLACAS NAS ARTÉRIAS, QUE DIFICULTAM A PASSAGEM DO SANGUE.

TAMBÉM DIMINUEM A FORMAÇÃO DE COÁGULOS QUE PODEM CAUSAR ENFARTES E DERRAMES, E FUNCIONAM COMO ANTI INFLAMATÓRIO. OPTE PELAS NOZES DESCASCADAS NA HORA PARA APROVEITAR A MAIOR QUANTIDADE DE NUTRIENTES. CONTÊM MINERAIS COMO ZINCO, SELÊNIO, CÁLCIO E FERRO, VITAMINAS E E DO COMPLEXO B. AS NOZES COMPRADAS JÁ TRITURADAS PERDEM GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS BENÉFICAS DEVIDO À SUA OXIDAÇÃO.

PARA MELHORAR A CIRCULAÇÃO

INGREDIENTES:

• 4 FOLHAS DE ESCAROLA

• 1/2 COLHER (SOPA) DE REQUEIJÃO

 • 1 COLHER (SOPA) DE SUMO PURO DE LIMÃO

• 1 COLHER (SOPA) DE AZEITE

• 2 NOZES PICADAS

PREPARO: RASGUE AS FOLHAS DE ESCAROLA E COLOQUE NUM RECIPIENTE. MISTURE O REQUEIJÃO E TEMPERE COM LIMÃO E AZEITE.

ACRESCENTE AS NOZES POR CIMA DA SALADA E COMA 3 VEZES POR SEMANA.

ACELGA - TENHA MAIS ENERGIA

AS SUAS FOLHAS TÊM A CAPACIDADE DE ELIMINAR TOXINAS DO SANGUE, PROTEGER OS ÓRGÃOS REPRODUTORES E AUXILIAR NA DIGESTÃO. A ACELGA TEM VITAMINAS A, C E DO COMPLEXO B, CÁLCIO, FERRO, POTÁSSIO E MUITAS FIBRAS. O CÁLCIO, ALÉM DE PROTEGER OS OSSOS, PODE INFLUIR NA LIBERAÇÃO DE HORMÔNIOS COMO A SEROTONINA, QUE PROMOVE O BEM-ESTAR.

O FERRO É UM MINERAL QUE ESTIMULA O TRANSPORTE DE OXIGÊNIO NO SANGUE E COMBATE A ANEMIA. E AS FIBRAS MANTÊM O INTESTINO FUNCIONANDO CORRETAMENTE.

INGREDIENTES:

• 3 FOLHAS DE ACELGA 

• 1 COPO (200ML) DE ÁGUA FRESCA FILTRADA

PREPARO:

BATA NO LIQUIDIFICADOR A ACELGA COM A ÁGUA FRESCA. COE, ADOCE COM MEL E TOME PELA MANHÃ, EM JEJUM.

SAIBA COMO FAZER UM DELICIOSO CHÁ CASEIRO PARA ATIVAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

INGREDIENTES:

1 PUNHADO DE ALECRIM

1 PUNHADO DE CAVALINHA

1 PUNHADO DE CIPÓ CRUZEIRO

1 PUNHADO DE HAMAMELIS

1 PUNHADO DE JASMIM

1 PUNHADO DE MACELA

1 LITRO DE ÁGUA

MODO DE PREPARO:

PONHA A ÁGUA PARA FERVER. ASSIM QUE FERVER, APAGUE O FOGO E ACRESCENTE AS ERVAS. TAMPE A PANELA E DEIXE POR 15 MINUTOS. TOME DE 2 A 4 VEZES AO DIA.

OBS: O PUNHADO DEVE SER MEDIDO NA MÃO DA PESSOA QUE IRÁ TOMAR O CHÁ. 

(extraído do site Portal Arco Íris)


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude