MEDICINA CHINESA E OS 5 ELEMENTOS

MEDICINA CHINESA E OS 5 ELEMENTOS

JUNTAMENTE COM A TEORIA DO YIN E YANG, A TEORIA DOS 5 ELEMENTOS É UM DOS DOIS PILARES DA MEDICINA ORIENTAL.

MAIS RECENTE QUE A TEORIA DO YIN E YANG, A TEORIA DOS 5 ELEMENTOS FOI PRIMEIRAMENTE DOCUMENTADA NA CHINA NO PERÍODO DOS ESTADOS GUERREIROS (221-476 A.C.) E COEXISTIU INDEPENDENTEMENTE DA TEORIA DO YIN E YANG, MAS FOI DURANTE A DINASTIA SONG (960-1279 D.C.) QUE COMEÇOU A FUSÃO ENTRE OS DOIS SISTEMAS E QUE O SISTEMA DOS 5 ELEMENTOS FOI UTILIZADO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS PELA PRIMEIRA VEZ.

A TEORIA DOS 5 ELEMENTOS É UM SISTEMA FILOSÓFICO APLICÁVEL NÃO SÓ À MEDICINA, MAS A TODAS AS OUTRAS COISAS.

TUDO PODE SER CLASSIFICADO DE ACORDO COM ESTA TEORIA. OS 5 ELEMENTOS PODEM SER ENTENDIDOS COMO FASES OU MOVIMENTOS DAS ENERGIAS YIN E YANG. AS IMAGENS DOS ELEMENTOS ÁGUA, MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL REPRESENTAM AS FORÇAS NATURAIS QUE JUNTAS FORMAM UM CICLO DINÂMICO.

OS 5 ELEMENTOS REPRESENTAM AS ATIVIDADES DAS FORÇAS YIN E YANG QUANDO SE ALTERNAM, MANIFESTADAS NOS CICLOS DE MUDANÇAS NA NATUREZA E QUE REGULAM A VIDA NA TERRA.

TAMBÉM CHAMADOS OS 5 MOVIMENTOS (WU YUN), DEFINEM OS VÁRIOS ESTÁGIOS DE TRANSFORMAÇÃO QUE ACONTECEM NAS MUDANÇAS DE ESTAÇÕES: CRESCIMENTO E DECLÍNIO; MUDANÇAS DO CLIMA; SONS E SABORES; EMOÇÕES NA PSIQUÊ HUMANA.

CADA ENERGIA ESTÁ ASSOCIADA A UM ELEMENTO CUJA FUNÇÃO ASSEMELHA-SE COM A FUNÇÃO DESTAS ENERGIAS, DAÍ TEREM O SEU NOME.

OS ELEMENTOS SIMBOLIZAM ATIVIDADES DE ENERGIA COM AS QUAIS ESTÃO ASSOCIADOS.

AS MANIFESTAÇÕES DA FORÇA YIN E YANG NA TERRA, AS 5 FASES DE ENERGIA REPRESENTAM VÁRIOS ESTÁGIOS DE VAZIO E CHEIO, PELAS QUAIS ESSAS ENERGIAS PASSAM AO EQUILIBRAR UM DETERMINADO SISTEMA ENERGÉTICO.

ÁGUA – INVERNO

A ÁGUA É A FASE DE ENERGIA ASSOCIADA AO INVERNO, QUANDO PREVALECE A FORÇA YIN. O INVERNO É O TEMPO DO DESCANSO, DA QUIETUDE, QUANDO A ENERGIA É POUPADA, RECOLHIDA, CONDENSADA, CONSERVADA E ARMAZENADA. A ÁGUA É UM ELEMENTO MUITO CONCENTRADO, UM GRANDE POTENCIAL.

NO CORPO HUMANO, A ÁGUA ESTÁ ASSOCIADA AOS FLUIDOS ESSENCIAIS, COMO AS HORMONAS, O SISTEMA LINFÁTICO, A MEDULA, AS ENZIMAS, TODOS COM UM GRANDE POTENCIAL ENERGÉTICO.

A SUA COR É O PRETO OU O AZUL NOITE - A COR QUE CONTÉM TODAS AS OUTRAS CORES DE FORMA CONCENTRADA.

(NOTA: NA NATUREZA, A ÁGUA EVAPORA COM O EXCESSO DE CALOR; NOS SERES HUMANOS A ENERGIA DA ÁGUA É LIBERTADA PELO EXCESSO DE STRESS E DE EMOÇÕES FORTES. A FORMA DE SE CONSERVAR A ENERGIA DA ÁGUA É ATRAVÉS DA QUIETUDE E DO REPOUSO. TEM DE SE MANTER O “FRIO”).

MADEIRA – PRIMAVERA

A PRÓXIMA FASE DO CICLO DAS ESTAÇÕES DO ANO É A PRIMAVERA, SURGE O ELEMENTO MADEIRA DO POTENCIAL ENERGÉTICO DA ÁGUA, ASSIM COMO AS PLANTAS FLORESCEM NA TERRA NA PRIMAVERA. ESTE É O NOVO ESTÁGIO YANG DO CICLO DAS ENERGIAS.

A FASE MADEIRA É EXPANSIVA, ALEGRE E EXPLOSIVA. É UMA GERAÇÃO CRIADORA DE ENERGIA, DESPERTANDO O DESEJO SEXUAL DE PROCRIAR. ESTÁ ASSOCIADO AO VIGOR À JUVENTUDE, AO CRESCIMENTO E AO DESENVOLVIMENTO.

A ENERGIA DA MADEIRA PEDE LIVRE EXPRESSÃO E ESPAÇO PARA DAR VAZÃO À SUA EXPANSÃO. SE BLOQUEARMOS O SEU DESENVOLVIMENTO, CRIAMOS SENTIMENTOS DE FRUSTRAÇÃO, RAIVA, CIÚME E ESTAGNAÇÃO.

FOGO – VERÃO

ASSIM COMO A PRIMAVERA SE DESENVOLVE NATURALMENTE PARA O VERÃO, TAMBÉM A ENERGIA EXPANSIVA E CRIATIVA DA MADEIRA AMADURECE PARA A ENERGIA FLORESCENTE DO YANG VELHO, A ENERGIA DO FOGO. ESTA É A FASE MAIS CHEIA DE ENERGIA DE TODO O CICLO, QUANDO ACONTECE A FASE MAIS QUENTE DA ENERGIA YANG CHEIA.

O FOGO ESTÁ ASSOCIADO AO CORAÇÃO, QUE É O LOCAL DAS EMOÇÕES E O ÓRGÃO QUE DISTRIBUI O SANGUE E A SUA ENERGIA PELO CORPO. A SUA COR É O VERMELHO, A COR DO SANGUE E DO CALOR.

ESTA ENERGIA ESTÁ ASSOCIADA AO AMOR E À COMPAIXÃO, À GENEROSIDADE E À ALEGRIA, À ABERTURA E À ABUNDÂNCIA. SE BLOQUEARMOS ESTA ENERGIA, O RESULTADO É A HIPERTENSÃO, OS PROBLEMAS DE CORAÇÃO E AS DESORDENS NERVOSAS.

TERRA – VERÃO PROLONGADO

NO FINAL DO VERÃO CHEGA O MOMENTO DE INTERLÚDIO, DE PERFEITO EQUILÍBRIO QUANDO A ENERGIA DO FOGO DIMINUI, TRANSFORMANDO-SE EM ENERGIA DA TERRA, NEM MUITO YIN NEM MUITO YANG. ESTE MOMENTO É O CLÍMAX DO CICLO. O HUMOR DAS 5 FASES ESTÁ EM HARMONIA NESTE MOMENTO, TRAZENDO UMA SENSAÇÃO DE BEM ESTAR E PLENITUDE.

A SUA COR É O AMARELO, A COR DO SOL E DA TERRA. NA ANATOMIA HUMANA ESTÁ ASSOCIADA AO ESTÔMAGO, AO BAÇO E PÂNCREAS QUE ESTÃO SITUADOS NO CENTRO DO CORPO E ALIMENTAM TODO O SISTEMA DO CORPO.

METAL – OUTONO

QUANDO O VERÃO PASSA PARA O OUTONO, A ENERGIA DA TERRA TRANSFORMA-SE EM METAL. DURANTE A FASE METAL, A ENERGIA COMEÇA NOVAMENTE A CONDENSAR-SE, A CONTRAIR-SE, VOLTA-SE PARA DENTRO PARA SE ACUMULAR E ARMAZENAR.

NESTA FASE LIBERTAMOS TUDO O QUE ESTÁ GASTO COMO AS FOLHAS DAS ÁRVORES QUE CAEM PARA POUPAR A ESSÊNCIA. SE NESTA FASE NÃO HOUVER BASTANTE ENERGIA PARA CONTRAIR, NÃO HAVERÁ FORÇA SUFICIENTE PARA PASSAR O INVERNO E O PRÓXIMO CICLO DA MADEIRA/PRIMAVERA SERÁ FRACO.

A COR DA FASE DO METAL É O BRANCO, A COR DA PUREZA E DA ESSÊNCIA.

ASSIM COMO O METAL É A ENERGIA REFINADA EXTRAÍDA DA TERRA E LAPIDADA PELO FOGO, O OUTONO É A ESTAÇÃO ONDE DEVEMOS EXTRAIR APRENDIZAGENS DAS ATIVIDADES DO VERÃO.

A ENERGIA DO METAL CONTROLA O PULMÃO, QUE EXTRAI A ENERGIA ESSENCIAL E EXPELE AS TOXINAS DO SANGUE E DO INTESTINO GROSSO, QUE ELIMINA A SUJIDADE, ENQUANTO RETÉM E RECICLA A ÁGUA DO ORGANISMO.

O OUTONO É A ESTAÇÃO DA INTROSPECÇÃO E DA MEDITAÇÃO, DE RECICLAR SENTIMENTOS ANTIGOS, APEGOS EXTERNOS E O EXCESSO DE EMOÇÕES ADQUIRIDAS DURANTE O VERÃO. SE RESISTIRMOS A ESTA ENERGIA E FICARMOS APRISIONADOS NO PASSADO PODEMOS CRIAR ESTADOS DE MELANCOLIA, DE TRISTEZA E DEPRESSÃO, QUE SE MANIFESTAM COM DORES NAS COSTAS, DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS, PROBLEMAS DE PELE E DIMINUIÇÃO DA RESISTÊNCIA.

Fonte: medicinachinesapt.com

shakyamuni Net


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude