LINGUAGEM CORPORAL E EMOÇÕES

LINGUAGEM CORPORAL E EMOÇÕES

(ENTENDA COMO SEU CORPO PODE MANIFESTAR O QUE ESTÁ EM SEU INTERIOR)

UMA CONSTATAÇÃO INTERESSANTE QUANDO FALAMOS DE LINGUAGEM CORPORAL É QUE, AO CONTRÁRIO DO DITO POPULAR, AS APARÊNCIAS NÃO ENGANAM. SE TIVERMOS OLHOS SENSÍVEIS, PODEREMOS OBSERVAR QUE REALMENTE SOMOS O QUE APARENTAMOS SER. NOSSO CORPO FÍSICO, EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, MANIFESTA MUITO MAIS CARACTERÍSTICAS DA NOSSA HISTÓRIA, EMOÇÕES E PENSAMENTOS DO QUE PODEMOS IMAGINAR.

O MODO COMO NOS MOVIMENTAMOS, NOS DESLOCAMOS NO ESPAÇO E COMO DESEMPENHAMOS NOSSAS TAREFAS ROTINEIRAS DIZ MUITO A RESPEITO DA NOSSA ATITUDE MENTAL E DISPOSIÇÃO NA VIDA. NOSSA POSTURA E FORMATO CORPORAL TAMBÉM TRAZEM DADOS PRECIOSOS SOBRE A NOSSA HISTÓRIA DE VIDA, LONGÍNQUA OU RECENTE, COMO COMPORTAMENTOS REPETIDOS, INSTAURADOS E CRISTALIZADOS NOS MÚSCULOS, VÍSCERAS E PELE.

ENDURECEMOS, ENRIJECEMOS, PARALISAMOS PULSAÇÕES, RESPIRAMOS MENOS PARA ABRANDAR AS SENSAÇÕES DESAGRADÁVEIS E PARA SENTIR MENOS O QUE É INSUPORTÁVEL EM DETERMINADAS FASES DE NOSSAS VIDAS. ÀS VEZES, OU AO MESMO TEMPO, PODEMOS "AUMENTAR" ALGUMAS ÁREAS DO NOSSO CORPO, NOS FAZER MAIORES, OU MAIS "MOLES" E PERMEÁVEIS SE ISSO TROUXER ALGUMA VANTAGEM NOS VÍNCULOS E RELAÇÕES EM DETERMINADO MOMENTO.

MUDANÇAS NA VIDA, MUDANÇAS NO CORPO

É COMUM OBSERVARMOS COMO ALGUÉM PODE MUDAR SEU CORPO QUANDO FAZ UMA MUDANÇA NA VIDA: SE SEPARA, CASA, ARRANJA UM NOVO TRABALHO, ESTÁ FELIZ OU INSATISFEITO. NUMA RELAÇÃO ONDE UM DOS PARCEIROS TEM UM CARÁTER DOMINANTE E INVASIVO SOBRE A OUTRA PESSOA, ESTE ÚLTIMO PARA "SOBREVIVER" NO RELACIONAMENTO E NÃO SER ABANDONADO PODE CONSTRUIR UM CORPO POUCO TONIFICADO, PERMEÁVEL E QUE OFERECE QUASE NENHUMA RESISTÊNCIA A FORÇAS EXTERNAS.

MUITAS VEZES O MEDO DE SER ABANDONADO É MUITO MAIOR DO QUE O DESEJO DE BUSCAR RELAÇÕES VERDADEIRAMENTE SATISFATÓRIAS, E O CORPO É MOLDADO E CONSTRUÍDO DE ACORDO COM O QUE VIVEMOS. O QUE EXATAMENTE ESTÁ ARMAZENADO E CONFIGURADO NESSAS POSTURAS PODE VIR À TONA QUANDO NOS DISPOMOS A ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, SEJA NUMA PSICOTERAPIA, OU EM QUALQUER TRABALHO CORPORAL.

É FASCINANTE DESCOBRIR QUE FORMA E COMPORTAMENTO SÃO A MESMA COISA. MAS INDEPENDENTE DISSO, OBSERVAR NOSSO CORPO E OS DAS PESSOAS AO NOSSO REDOR É UM EXERCÍCIO MUITO INTERESSANTE DE AUTOCONHECIMENTO. VALE LEMBRAR QUE ESTA OBSERVAÇÃO NÃO DEVE SER FEITA COM UM OLHAR ESTÉTICO, DE JULGAMENTO, SE ESTAMOS OU NÃO DENTRO DOS PADRÕES DA MODA E DAS REVISTAS, E SIM DE UMA MANEIRA CURIOSA A RESPEITO DO QUANTO PODEMOS DESCOBRIR ATRAVÉS DOS DESEJOS E MEDOS NÃO INTEGRADOS EM NOSSA CONSCIÊNCIA, QUE SE MANIFESTAM EM NOSSOS CORPOS FÍSICOS.

OU SEJA, O CORPO E SUA FORMA DENUNCIAM NOSSO INCONSCIENTE, TUDO O QUE NÃO "SABEMOS" SOBRE NÓS OU NÃO QUEREMOS ENTRAR EM CONTATO.

O QUE SEU CORPO ESTÁ DIZENDO AGORA?

ALGUMAS ATITUDES SÃO MAIS ÓBVIAS, COMO MÃOS E PERNAS INQUIETAS, QUE DEMONSTRAM CLARAMENTE ANSIEDADE E AGITAÇÃO MENTAL, OU OMBROS FECHADOS E CURVOS, EM ALGUÉM QUE PROVAVELMENTE PRECISA SE PROTEGER POR MEDO, TIMIDEZ OU INSEGURANÇA. UM PESCOÇO EXCESSIVAMENTE ALONGADO E RÍGIDO, MOSTRA A FUNÇÃO DE SEPARAR O PEITO (SENTIMENTOS) DA CABEÇA (INTELECTO), PARA QUE UM NÃO INTERFIRA NO OUTRO.

ALÉM DISSO, A RESPIRAÇÃO PODE DIZER MUITO SOBRE NÓS. PERCEBEMOS MELHOR AS EMOÇÕES, SENSAÇÕES E DESEJOS QUE APARECEM QUANDO RESPIRAMOS MAIS PROFUNDAMENTE, RELAXAMOS O CORPO E PARAMOS PARA SENTIR E OUVIR O QUE ELE ESTÁ NOS DIZENDO HOJE.

TENTE OUVIR E ENTENDER O QUE SEU CORPO DIZ. ENTRE EM CONTATO COM AS DORES, COM OS DESCONFORTOS. "OUÇA-OS" AO INVÉS DE APENAS QUERER SE LIVRAR DOS SINTOMAS DESAGRADÁVEIS, TOMANDO ANALGÉSICOS OU RELAXANTES MUSCULARES. PERCEBA E MERGULHE NA SUA ANSIEDADE, AO INVÉS DE APENAS TENTAR DISTRAÇÃO EM ALGO MAIS GRATIFICANTE.

ARRISQUE-SE A ENTRAR EM CONTATO COM OS SINAIS DO SEU CORPO. COM ESSAS ATITUDES DE AMOR E CORAGEM CONSIGO MESMO, COMO UMA BOA MÃE QUE ESCUTA O QUE SEU FILHO TEM A DIZER, AO INVÉS DE MANDÁ-LO FICAR QUIETO E NÃO INCOMODAR, NOSSAS VIDAS SE ABREM PARA UM CAMINHO CHEIO DE LIBERDADE, SATISFAÇÃO, SAÚDE E RESPEITO A SI MESMO.

autora: Karina Fomm


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude