AS SETE EMOÇÕES NEGATIVAS DA MEDICINA CHINESA

AS SETE EMOÇÕES NEGATIVAS DA MEDICINA CHINESA

AS SETE EMOÇÕES BÁSICAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES ORGÂNICAS SÃO: RAIVA, ALEGRIA, PREOCUPAÇÃO, PENSAMENTO OBSESSIVO, TRISTEZA, MEDO E CHOQUE (PAVOR). APESAR DA CONEXÃO MENTE/CORPO TER SIDO RECONHECIDA RELATIVAMENTE HÁ POUCO TEMPO NA MEDICINA OCIDENTAL, A INTERAÇÃO DAS EMOÇÕES COM O CORPO FÍSICO É UM ASPECTO ESSENCIAL NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

CADA ÓRGÃO CORRESPONDE A UMA EMOÇÃO E O DESEQUILÍBRIO DESSA EMOÇÃO PODE AFETAR A FUNÇÃO DO ÓRGÃO. POR EXEMPLO, A RAIVA PROLONGADA PODE LEVAR A UM DESEQUILÍBRIO NO FÍGADO. AO MESMO TEMPO, DESEQUILÍBRIOS NO FÍGADO PODEM PRODUZIR SINTOMAS DE RAIVA QUE GERALMENTE LEVAM A UM CICLO AUTOPERPETUADOR.

AO DISCUTIRMOS O ASPECTO EMOCIONAL DO PROCESSO DA DOENÇA, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE É NORMAL SENTIRMOS A GAMA COMPLETA DAS EMOÇÕES. UMA FONTE DE DESEQUILÍBRIO SURGE SOMENTE QUANDO UMA EMOÇÃO EM PARTICULAR É VIVENCIADA POR UM PERÍODO PROLONGADO DE TEMPO OU COM UMA INTENSIDADE ESPECÍFICA.

CERTAMENTE É IMPORTANTE QUE UMA PESSOA COM PROBLEMAS EMOCIONAIS SÉRIOS RECORRA À AJUDA PROFISSIONAL DE UM PSICOTERAPEUTA. MAS, MESMO NESSES CASOS, A TERAPIA É MAIS EFICAZ QUANDO O DESEQUILÍBRIO DO ÓRGÃO CORRESPONDENTE É AJUSTADO. A ACUPUNTURA É ESPECIALMENTE EFICAZ NO TRATAMENTO DE DESORDENS EMOCIONAIS. MESMO QUANDO ELA NÃO É COMPLETAMENTE EFICAZ NO TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS FÍSICOS, QUASE SEMPRE ELA PROPORCIONA UM ESTADO DE PAZ EMOCIONAL.

RAIVA

ESTÁ ASSOCIADA AO FÍGADO. POR SUA NATUREZA, A RAIVA CAUSA O AUMENTO DO QI, O QUE PROVOCA ROSTO E OLHOS AVERMELHADOS, DORES DE CABEÇA E VERTIGENS. ISSO COINCIDE COM O PADRÃO DE AUMENTO DO CHAMADO FOGO DO FÍGADO. A RAIVA TAMBÉM PODE FAZER O QI DO FÍGADO “ATACAR O BAÇO”, PRODUZINDO FALTA DE APETITE, INDIGESTÃO E DIARRÉIA; GERALMENTE ISSO OCORRE COM PESSOAS QUE DISCUTEM NA MESA DE REFEIÇÕES OU COMEM ENQUANTO DIRIGEM.

NUMA VISÃO HÁ LONGO PRAZO, A RAIVA OU FRUSTRAÇÃO REPRIMIDA, NORMALMENTE CAUSA A ESTAGNAÇÃO DO QI E ISSO PODE RESULTAR EM DEPRESSÃO OU DESORDENS MENSTRUAIS. É INTERESSANTE NOTAR QUE AS PESSOAS QUE FAZEM USO DAS ERVAS PARA LIBERAR O QI ESTAGNADO DO FÍGADO, NORMALMENTE EXPERIMENTAM SURTOS DE RAIVA QUANDO A ESTAGNAÇÃO É LIBERADA. A RAIVA PASSA QUANDO O EQUILÍBRIO É RESTAURADO. DA MESMA FORMA, GERALMENTE A RAIVA E A IRRITABILIDADE SÃO OS FATORES DETERMINANTES NO DIAGNÓSTICO DA ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO.

MUITAS PESSOAS FICAM ALIVIADAS AO SABER QUE SUA RAIVA TEM UM FUNDO FISIOLÓGICO. É ESSENCIAL EVITAR INGERIR CAFÉ DURANTE O TRATAMENTO DE DESORDENS DO FÍGADO RELACIONADAS À RAIVA, POIS O CAFÉ AQUECE O FÍGADO E INTENSIFICA MUITA A CONDIÇÃO DESFAVORÁVEL.

ALEGRIA

A EMOÇÃO DA ALEGRIA ESTÁ LIGADA AO CORAÇÃO. UMA DESORDEM RELACIONADA À ALEGRIA PODE PARECER ESTRANHA, JÁ QUE A MAIORIA DAS PESSOAS DESEJA O MÁXIMO DE ALEGRIA EM SUAS VIDAS. AS DESORDENS DESSA EMOÇÃO NÃO SÃO CAUSADAS PELA FELICIDADE. O DESEQUILÍBRIO SURGE QUANDO ENTUSIASMO OU ESTÍMULOS EXCESSIVOS OCORREM OU BOAS NOTÍCIAS SÚBITAS CHEGAM COMO UM CHOQUE PARA O SISTEMA.

AO AVALIAR OS NÍVEIS DE ESTRESSE, OS PSICÓLOGOS VERIFICAM TODAS AS FONTES DE ESTRESSE: POSITIVAS E NEGATIVAS. É CLARO QUE A MORTE DE UM CÔNJUGE OU A PERDA DE UM EMPREGO É UMA FONTE SIGNIFICANTE DE ESTRESSE. PORÉM, UM CASAMENTO OU PROMOÇÃO NO EMPREGO, AINDA QUE SEJA UMA OCASIÃO FELIZ, TAMBÉM É UMA FONTE DE ESTRESSE.

UMA PESSOA QUE ESTÁ CONSTANTEMENTE SAINDO, FREQÜENTANDO FESTAS E VIVENDO UMA VIDA DE EXCESSOS, PODE ACABAR DESENVOLVENDO DESEQUILÍBRIOS DO CORAÇÃO COMO PALPITAÇÕES, ANSIEDADE E INSÔNIA. UMA PESSOA COM DESEQUILÍBRIOS NO CORAÇÃO TAMBÉM PODE DEMONSTRAR SINTOMAS EMOCIONAIS, JÁ QUE O CORAÇÃO É O LAR DO ESPÍRITO (SHEN). UMA PESSOA COM SÉRIOS DISTÚRBIOS NO SHEN DO CORAÇÃO PODE SER VISTA CONVERSANDO ALEGREMENTE CONSIGO MESMA E TENDO SURTOS DE GARGALHADAS.

TAL COMPORTAMENTO RESULTA DA INCAPACIDADE DO ÓRGÃO DO CORAÇÃO EM PROPORCIONAR UM LOCAL DE DESCANSO ESTÁVEL PARA O ESPÍRITO. ESSE TIPO DE DESEQUILÍBRIO É TRATADO COM ACUPUNTURA AO LONGO DO MERIDIANO DO CORAÇÃO. OS TRATAMENTOS HERBÁRIOS CONSISTEM EM FÓRMULAS QUE NUTREM O SANGUE DO CORAÇÃO OU YIN. SE O FOGO DO CORAÇÃO PERTURBA O ESPÍRITO, ERVAS QUE LIMPAM O CALOR DO CORAÇÃO SÃO USADAS.

PREOCUPAÇÃO

A PREOCUPAÇÃO, UMA EMOÇÃO MUITO COMUM EM NOSSA SOCIEDADE REPLETA DE ESTRESSES, PODE ESGOTAR A ENERGIA DO BAÇO. ISSO PODE CAUSAR DISTÚRBIOS DIGESTIVOS E ACABAR LEVANDO À FADIGA CRÔNICA: UM BAÇO ENFRAQUECIDO NÃO PODE TRANSFORMAR O ALIMENTO EM QI DE MANEIRA EFICAZ E TAMBÉM OS PULMÕES SÃO INCAPAZES DE EXTRAIR O QI DO AR EFICIENTEMENTE.

UMA PESSOA QUE SE PREOCUPA MUITO, “TRANSPORTA O PESO DO MUNDO SOBRE SEUS OMBROS”, E UMA PALAVRA QUE DESCREVE MUITO BEM COMO ELA SE SENTE QUANDO O QI DE SEU BAÇO ESTÁ FRACO É ‘DEPRESSÃO’. O TRATAMENTO INCLUI MOXA E ERVAS QUE FORTIFICAM O BAÇO, O QUE PROPORCIONA À PESSOA ENERGIA PARA LIDAR COM OS PROBLEMAS DA VIDA, EM VEZ DE VIVENCIÁ-LOS.

PENSAMENTO OBSESSIVO

PENSAR EXCESSIVAMENTE OU OBSESSIVAMENTE SOBRE UM ASSUNTO TAMBÉM PODE ESGOTAR O BAÇO, O QUE CAUSA A SUA ESTAGNAÇÃO. UMA PESSOA COM ESSA CONDIÇÃO PODE EXIBIR SINTOMAS COMO FALTA DE APETITE, ESQUECIMENTO DE SE ALIMENTAR E INCHAÇO APÓS COMER. COM O TEMPO, A PESSOA PODE DESENVOLVER UMA COMPLEXÃO PÁLIDA DEVIDO À DEFICIÊNCIA DE QI DO BAÇO. EVENTUALMENTE, ISSO PODE AFETAR O CORAÇÃO, FAZENDO A PESSOA SONHAR COM OS MESMOS ASSUNTOS À NOITE. GERALMENTE OS ESTUDANTES SÃO AFETADOS POR ESSE DESEQUILÍBRIO. O TRATAMENTO PADRÃO É USAR ERVAS QUE TONIFIQUEM O SANGUE DO CORAÇÃO E O QI DO BAÇO.

TRISTEZA

A TRISTEZA OU PESAR, AFETA OS PULMÕES PRODUZINDO FATIGA, FALTA DE AR, CHORO OU DEPRESSÃO. O TRATAMENTO DESSA CONDIÇÃO ENVOLVE ACUPUNTURA PARA OS PONTOS AO LONGO DOS MERIDIANOS DO PULMÃO E RIM. NORMALMENTE, FÓRMULAS HERBÁRIAS SÃO USADAS PARA TONIFICAR O QI OU YIN DOS PULMÕES.

MEDO

A EMOÇÃO DO MEDO ESTÁ RELACIONADA COM OS RINS. ESSA LIGAÇÃO PODE SER PRONTAMENTE PERCEBIDA QUANDO O MEDO EXTREMO FAZ UMA PESSOA URINAR INCONTROLAVELMENTE. NAS CRIANÇAS ISSO TAMBÉM SE MANIFESTA QUANDO ELAS URINAM NA CAMA, O QUE OS PSICÓLOGOS ASSOCIARAM COM INSEGURANÇA E ANSIEDADE.

A ANSIEDADE PROLONGADA DEVIDO ÀS PREOCUPAÇÕES COM O FUTURO PODE ESGOTAR O YIN, YANG E QI DOS RINS, O QUE PODE EVENTUALMENTE LEVAR À FRAQUEZA CRÔNICA. O TRATAMENTO ENVOLVE A TONIFICAÇÃO DOS RINS COM TÔNICOS YIN OU YANG, DEPENDENDO DOS SINTOMAS PARTICULARES.

CHOQUE (PAVOR)

O CHOQUE É ESPECIALMENTE DEBILITANTE PARA OS RINS E O CORAÇÃO. A REAÇÃO “LUTAR OU FUGIR” CAUSA UMA LIBERAÇÃO EXCESSIVA DE ADRENALINA DAS GLÂNDULAS ADRENAIS OU SUPRA-RENAIS, QUE SE LOCALIZAM SOBRE OS RINS. ISSO FAZ O CORAÇÃO RESPONDER COM PALPITAÇÕES, ANSIEDADE E INSÔNIA.

O ESTRESSE CRÔNICO ORIUNDO DO CHOQUE PODE SER MUITO DEBILITANTE PARA O SISTEMA INTEIRO, CAUSANDO UMA AMPLA GAMA DE PROBLEMAS. O CHOQUE SEVERO PODE TER UM EFEITO DURADOURO SOBRE O SHEN DO CORAÇÃO, COMO FICA EVIDENTE EM VÍTIMAS DA SÍNDROME DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO. O TRATAMENTO ENVOLVE PSICOTERAPIA, ERVAS QUE ACALMAM O ESPÍRITO E NUTREM O CORAÇÃO E RINS, E TRATAMENTOS REGULARES DE ACUPUNTURA.


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude