AS DOENÇAS E SUAS CAUSAS EMOCIONAIS

AS DOENÇAS E SUAS CAUSAS EMOCIONAIS

SEGUNDO A PSICÓLOGA AMERICANA LOUISE L. HAY, TODAS AS DOENÇAS QUE TEMOS SÃO CRIADAS POR NÓS. AFIRMA ELA, QUE SOMOS 100% RESPONSÁVEIS POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NO NOSSO ORGANISMO.

TODAS AS DOENÇAS TÊM ORIGEM NUM ESTADO DE NÃO-PERDÃO, DIZ A PSICÓLOGA AMERICANA LOUISE L. HAY. SEMPRE QUE ESTAMOS DOENTES, NECESSITAMOS DESCOBRIR A QUEM PRECISAMOS PERDOAR. QUANDO ESTAMOS EMPACADOS NUM CERTO PONTO, SIGNIFICA QUE PRECISAMOS PERDOAR MAIS. PESAR, TRISTEZA, RAIVA E VINGANÇA SÃO SENTIMENTOS QUE VIERAM DE UM ESPAÇO ONDE NÃO HOUVE PERDÃO. PERDOAR DISSOLVE O RESSENTIMENTO.

A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA RELAÇÃO DE ALGUMAS DOENÇAS E SUAS PROVÁVEIS CAUSAS, ELABORADAS PELA PSICÓLOGA LOUISE. REFLITA, VALE A PENA TENTAR EVITÁ-LAS.

DOENÇAS/CAUSAS:

AMIGDALITE: EMOÇÕES REPRIMIDAS, CRIATIVIDADE SUFOCADA.

ANOREXIA: ÓDIO AO EXTERNO DE SI MESMO.

APENDICITE: MEDO DA VIDA, BLOQUEIO DO FLUXO DO QUE É BOM.

ARTERIOSCLEROSE: RESISTÊNCIA, RECUSA EM VER O BEM.

ARTRITE: CRÍTICA CONSERVADA POR LONGO TEMPO.

ASMA: SENTIMENTO CONTIDO, CHORO REPRIMIDO.

BRONQUITE: AMBIENTE FAMÍLIAR INFLAMADO, GRITOS, DISCUSSÕES.

CÂNCRO: MÁGOA PROFUNDA, TRISTEZAS MANTIDAS POR MUITO TEMPO.

COLESTEROL: MEDO DE ACEITAR A ALEGRIA.

DERRAME: RESISTÊNCIA, REJEIÇÃO A VIDA.

DIABETES: TRISTEZA PROFUNDA.

DIARRÉIA: MEDO, REJEIÇÃO, FUGA.

DOR DE CABEÇA: AUTOCRÍTICA, FALTA DE AUTOVALORIZAÇÃO.

ENXAQUECA: MEDOS SEXUAIS, RAIVA REPRIMIDA, PESSOA PERFECCIONISTA.

FIBROMAS: ALIMENTAR MÁGOAS CAUSADAS PELO PARCEIRO.

FRIGIDEZ: MEDO, NEGAÇÃO DO PRAZER.

GASTRITE: INCERTEZA PROFUNDA, SENSAÇÃO DE CONDENAÇÃO.

HEMORRÓIDAS: MEDO DE PRAZOS DETERMINADOS, RAIVA DO PASSADO.

HEPATITE: RAIVA, ÓDIO, RESISTÊNCIA A MUDANÇAS.

INSÔNIA: MEDO, CULPA.

LABIRINTITE: MEDO DE NÃO ESTAR NO CONTROLE.

MENINGITE: TUMULTO INTERIOR, FALTA DE APOIO.

NÓDULOS: RESSENTIMENTO, FRUSTRAÇÃO, EGO FERIDO.

PELE (ACNE): INDIVIDUALIDADE AMEAÇADA, NÃO ACEITAR A SI MESMO.

PNEUMONIA: DESESPERO, CANSAÇO DA VIDA.

PRESSÃO ALTA: PROBLEMA EMOCIONAL DURADOURO NÃO RESOLVIDO.

PRESSÃO BAIXA: FALTA DE AMOR EM CRIANÇA, DERROTISMO.

PRISÃO DE VENTRE: PRESO AO PASSADO, MEDO DE NÃO TER DINHEIRO SUFICIENTE.

PULMÕES: MEDO DE ABSORVER A VIDA.

QUISTOS: ALIMENTAR MÁGOA, FALSA EVOLUÇÃO.

RESFRIADOS: CONFUSÃO MENTAL, DESORDEM, MÁGOAS.

REUMATISMO: SENTIR-SE VÍTIMA, FALTA DE AMOR, AMARGURA.

RINITE ALÉRGICA: CONGESTÃO EMOCIONAL, CULPA, CRENÇA EM PERSEGUIÇÃO.

RINS: CRÍTICA, DESAPONTAMENTO, FRACASSO.

SINUSITE: IRRITAÇÃO COM PESSOA PRÓXIMA.

TIREÓIDE: HUMILHAÇÃO.

TUMORES: ALIMENTAR MÁGOAS, ACUMULAR REMORSOS.

ÚLCERAS: MEDO, CRENÇA DE NÃO SER BOM O BASTANTE.

VARIZES: DESENCORAJAMENTO, SENTIR-SE SOBRECARREGADO.

A CURA PARA NOSSOS CORPOS

A CURA ESTÁ EM ENTENDER AS MENSAGENS DO CORPO E OLHAR PARA DENTRO DE VOCÊ MESMO.

COMPREENDER E EXPRESSAR NOSSAS EMOÇÕES É O PRIMEIRO PASSO PARA PREVENIR ENXAQUECA, DOR NAS COSTAS, ALERGIAS E OUTRAS DOENÇAS.

OS ORIENTAIS SEMPRE SOUBERAM QUE OS MALES QUE AFETAM O CORPO TAMBÉM TÊM RAÍZES NAS EMOÇÕES E NO ESTADO DE ESPÍRITO.

NOSSO CORPO É FORMADO DE MATÉRIA E ENERGIA. AS DOENÇAS SE INSTALAM QUANDO O FLUXO DE ENERGIA ESTÁ DESEQUILIBRADO, E AS CAUSAS SÃO TANTO EXTERNAS QUANTO INTERNAS.

NÃO SÃO APENAS OS VÍRUS, OS MAUS HÁBITOS ALIMENTARES E O ABUSO DE ÁLCOOL E FUMO QUE PREJUDICAM A SAÚDE, MAS TAMBÉM, A TRISTEZA, O DESÂNIMO E A RAIVA. PARA ENTENDER COMO OS SENTIMENTOS NEGATIVOS PODEM SE TRANSFORMAR EM ALGO TÃO PESADO E ATÉ DESENCADEAR DOENÇAS, TEM UMA COMPARAÇÃO MUITO INTERESSANTE NO LIVRO FRANCÊS ‘DIS-MOI OÙ TU AS MAL, JE TE DIRAI POURQUOI’ (DIGA-ME ONDE DÓI E EU DIREI POR QUÊ), DE MICHEL ODOUL. ELE COMPARA ESSES SENTIMENTOS A CHUVA.

A PRINCÍPIO, HÁ APENAS UMA CERTA UMIDADE NO AR - QUE CORRESPONDE, NO SER HUMANO, A SENTIMENTOS QUE INCOMODAM SEM QUE SE PERCEBA. A UMIDADE COMEÇA A SE CONDENSAR EM NUVENS LEVES - IDÉIAS, PENSAMENTOS E EMOÇÕES JÁ PERCEPTÍVEIS, MAS AINDA POUCO CONSISTENTES. AS NUVENS SE ADENSAM ATÉ SE TRANSFORMAR EM CHUVA (SENTIMENTOS NEGATIVOS COMO RESSENTIMENTOS E TENSÕES), QUE CAI SOBRE O SOLO - NOSSO CORPO. QUANTO MAIS FORTE A CHUVA, MAIS PROBLEMAS ELA É CAPAZ DE PROVOCAR.

O ORGANISMO DÁ SINAIS QUE EVIDENCIAM O PROBLEMA ANTES QUE ELE SE MANIFESTE (ANTES DA CHUVA). PERCEBÊ-LOS NEM SEMPRE É FÁCIL, POIS EXIGE OLHAR PARA DENTRO DE SI.

“SE ALGUÉM APRESSADO BATE O JOELHO EM UMA CADEIRA E NÃO PÁRA PARA PENSAR POR QUE VIVE DISTRAÍDO A PONTO DE NÃO VER ONDE PISA, VAI SE MACHUCAR O TEMPO TODO. SE NÃO DAMOS ATENÇÃO À DOR DE CABEÇA, AO CANSAÇO, À IRRITAÇÃO PERMANENTE, O PROBLEMA VAI SEMPRE SEGUINDO ADIANTE ATÉ QUE, A CERTA ALTURA, O CORPO TRAVA”. O ESTADO EMOCIONAL FRAGILIZADO PODE ATÉ ABRIR ESPAÇO PARA ATAQUES DE AGENTES EXTERNOS, COMO VÍRUS E BACTÉRIAS.

A CHAVE PARA A CURA, GERALMENTE EXIGE UM MERGULHO EM NOSSA SOMBRA, NO LADO ESCURO QUE NOS RECUSAMOS A ENCARAR. SE O MAL-ESTAR TEM UMA CAUSA INTERNA E PROFUNDA, O RESTABELECIMENTO SÓ VIRÁ QUANDO A QUESTÃO FOR RESOLVIDA. NÃO EXISTE CURA SE NÃO TENTARMOS IDENTIFICAR DENTRO DE NÓS O QUE ESTÁ ERRADO E LUTAR PARA RESOLVER O PROBLEMA. FICAR DOENTE É UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER E ENCONTRAR NOSSA PRÓPRIA CAPACIDADE DE CURA.

AS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES DO CORPO, OS SENTIMENTOS E AS DOENÇAS MAIS COMUNS, SEGUNDO O PSICOTERAPEUTA ALEMÃO RÜDIGER DAHLKE, AUTOR DOS LIVROS “A DOENÇA COMO LINGUAGEM DA ALMA” E “A DOENÇA COMO SÍMBOLO” SÃO:

ARTICULAÇÕES: MOVIMENTOS DIFÍCEIS E DOLOROSOS SINALIZAM DIFICULDADE DE SEGUIR EM FRENTE EM ALGUM PONTO DA VIDA, OU AINDA QUE O CORPO ESTÁ PEDINDO DESCANSO. DORES NAS ARTICULAÇÕES SÃO FRUTOS DE RIGIDEZ DE PENSAMENTO, DO BLOQUEIO DE MANIFESTAÇÕES, DE CHORO OU RAIVA, POR EXEMPLO, E DA NEGAÇÃO DE LIDAR COM ASSUNTOS ANTIGOS, MAS QUE CAUSAM INCÔMODO. QUEM ACORDA TRAVADO SEM CONDIÇÃO DE LEVANTAR DA CAMA, PODE ESTAR EXIGINDO DEMAIS DO CORPO QUE ACABA PROVIDENCIANDO O REPOUSO FORÇADO.

CABEÇA: É O SISTEMA CENTRAL DO ORGANISMO, POR ONDE PASSAM EMOÇÕES, PENSAMENTOS E IMPULSOS NERVOSOS, POR ISSO UMA DOR DE CABEÇA PODE REFLETIR ALGO QUE ESTEJA ACONTECENDO EM QUALQUER PARTE DO CORPO. ENXAQUECAS ESTÃO ASSOCIADAS A DIFICULDADE DE TOMAR UMA DECISÃO OU ACEITAR ALGO QUE INCOMODA. QUEM PENSA DEMAIS E NÃO QUER FAZER ALGO, MUITAS VEZES USA A DOR DE CABEÇA COMO DESCULPA.

COLUNA: TODO PESO DO CORPO (E POR EXTENSÃO DO MUNDO) É SUSTENTADO PELA COLUNA. SE VOCÊ AGÜENTA UM FARDO EXTRA, COMO UMA RESPONSABILIDADE QUE NÃO DEVERIA SER SUA, É A COLUNA QUE SOFRE. QUANDO NOSSAS CRENÇAS SÃO ABALADAS, ESSE SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO ENFRAQUECE. QUEM ANDA COM AS COSTAS CURVADAS E O ROSTO VOLTADO PARA O CHÃO, MOSTRA DESGOSTO EM VIVER E SENTIMENTO DE INFERIORIDADE. PARA ENCARAR A VIDA DE FRENTE E OLHAR PARA CIMA, O PRIMEIRO PASSO É ENDIREITAR A COLUNA.

ESTÔMAGO: QUEM SE PREOCUPA DE FORMA EXAGERADA OU POR ANTECIPAÇÃO E RUMINA RESSENTIMENTOS, ESTÁ PROPENSO A PROBLEMAS NESSE ÓRGÃO, QUE RECEBE E PROCESSA AS IMPRESSÕES VINDAS DO EXTERIOR, ASSIM COMO FAZ COM OS ALIMENTOS. UMA DAS DOENÇAS MAIS COMUNS EM EXECUTIVOS É A ÚLCERA. ELES COSTUMAM SER OBRIGADOS A ACEITAR UMA CONTRARIEDADE ATRÁS DA OUTRA NO DIA-A-DIA.

INTESTINO: NÃO É A TOA QUE SE DIZ QUE GENTE MAL-HUMORADA É ENFEZADA. INTESTINO PRESO É SINAL DE RAIVA ACUMULADA, TENSÃO E FALTA DE FLEXIBILIDADE PARA DEIXAR AS COISAS FLUÍREM POR MEDO, TIMIDEZ, OU DIFICULDADE DE PERDOAR. JÁ A DIARRÉIA, MOSTRA A FALTA DE CAPACIDADE DE ABSORVER INFORMAÇÕES E ELABORA-LAS. QUEM REJEITA TUDO O QUE SE APRESENTA E NÃO CONSEGUE ASSIMILAR NOVAS EXPERIÊNCIAS ESTÁ SUJEITO A INTESTINO SOLTO.

PELE: O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO SERVE COMO BARREIRA AOS AGENTES EXTERNOS. ALÉM DE DELIMITAR NOSSO CORPO, É POR MEIO DELA QUE FAZEMOS CONTATO E RECEBEMOS CARINHO. PROBLEMAS CUTÂNEOS SÃO SINAIS DE DIFICULDADE EM NOS COMUNICAR, EM ESTABELECER E RESPEITAR LIMITES E SE RELACIONAR COM AS PESSOAS.

PULMÕES: O AR ENTRA NOS PULMÕES E TRÁS COM ELE O QUE É EXTERIOR AO CORPO. QUEM TEM DIFICULDADE EM ASSIMILAR O QUE VEM DE FORA E AGE COMO SE TUDO QUE ACONTECE DE ERRADO FOSSE CULPA DOS OUTROS, PODE APRESENTAR PROBLEMAS COMO PNEUMONIA E ASMA. SOLIDÃO, MELANCOLIA, TRISTEZA E DIFICULDADE DE PERDOAR, AGEM NEGATIVAMENTE SOBRE O PULMÃO, POIS SIGNIFICAM FALTA DE INTERCÂMBIO E COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR.

SISTEMA IMUNOLÓGICO: QUANDO AS DEFESAS DO CORPO ESTÃO DEBILITADAS, UMA MANIFESTAÇÃO COMUM É A ALERGIA. O ORGANISMO CONFUNDE UMA PARTÍCULA INOFENSIVA, PÓLEN POR EXEMPLO, COMO UM AGENTE PERIGOSO, COMO UM VÍRUS OU UMA BACTÉRIA, E ATACA CAUSANDO SINTOMAS COMO ESPIRROS E COCEIRA. ISSO REFLETE AGRESSIVIDADE INCONSCIENTE DE ALGUÉM QUE LUTA CONTRA TUDO, SEM SABER DIFERENCIAR O NOCIVO DO INÓCUO.

 

 


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude