A DOENÇA É MEU PROBLEMA, É MINHA RESPONSABILIDADE

A DOENÇA É MEU PROBLEMA, É MINHA RESPONSABILIDADE

Dr. Jorge Carvajal Posada

O HOMEM É MILAGROSO ENQUANTO PODE TRANSFORMAR SEU PASSADO. ALGUNS DIZEM “NÃO SE OCUPEM DO PASSADO QUE O PASSADO JÁ NÃO EXISTE”, MAS O PASSADO ESTÁ VIVO, PRESENTE, DOLOROSO, EM CADA UMA DE NOSSAS CÉLULAS, FREQÜENTEMENTE, PRODUZINDO DOENÇAS.

O PROBLEMA DO PASSADO É SIMPLESMENTE QUE HAJA PASSADO, QUE O DEIXEMOS PARA ATRÁS COMO UMA ESTÁTUA CONGELADA. MAS, O PASSADO EXISTE E HÁ QUE FAZÊ-LO PRESENTE VIVO PARA TRANSFORMAR A SUA HISTÓRIA, PARA LÊ-LO EM OUTRO CÓDIGO, PARA INTERPRETÁ-LO NO CÓDIGO DO AMOR. E QUANDO INTERPRETAMOS O PASSADO NO CÓDIGO DO AMOR, NOSSAS FERIDAS DA INFÂNCIA SÃO CURADAS.

E AÍ NÓS SOMOS OS PSICÓLOGOS, OS PSIQUIATRAS E PODEMOS CURAR NOSSA VIDA; TODOS NÓS ESTAMOS CHEIOS DE DORES E, ÁS VEZES, DE DORES ABSURDAS QUE CARREGAMOS PELA VIDA AFORA SEM SEQUER RECONHECER QUE EXISTEM.

A TÉCNICA RESPIRATÓRIA É MUITO IMPORTANTE, SOBRETUDO, A FASE DE PAUSA RESPIRATÓRIA.  POR QUE RAZÃO? PORQUE QUANDO VOCÊ RESPIRA LENTAMENTE E FAZ UMA PAUSA NA INSPIRAÇÃO, A ENERGIA DO INCONSCIENTE E DO SUBCONSCIENTE VEM À TONA; É COMO SE PERGUNTAR: “O QUE ACONTECE AQUI QUE NÃO ESTOU RESPIRANDO?”

NESSE MOMENTO O INCONSCIENTE FAZ AFLORAR A CONSCIÊNCIA UMA PARTE A QUAL NÃO HAVÍAMOS TIDO ACESSO, DA QUAL ÉRAMOS VÍTIMAS, MAS QUE NÃO HAVÍAMOS RECONHECIDO NUNCA NA VIDA, E NESSE MOMENTO PODEMOS DIALOGAR COM O SUBCONSCIENTE E PODEMOS EXTRAIR NOSSAS FERIDAS MAIS PROFUNDAS. QUANDO FAZEMOS ISTO PODEMOS IR MAIS LONGE, ASSIM É COMO ATUAMOS PARA A AUTOCURA.

EU POSSO DIZER PARA MIM, POR EXEMPLO, DE ONDE VEM ESTA ALERGIA, SE TENHO UMA ALERGIA E QUERO ME LIVRAR DELA. A ALERGIA É ALGO QUE REJEITO (UM VÍRUS, UMA BACTÉRIA, UM FUNGO, O FRIO, O CALOR), MAS ISTO NÃO REVELA TODA A VERDADE. ISTO NÃO É TUDO.

NÃO EXISTEM PESSOAS QUE SEJAM ALÉRGICAS SOMENTE AO FRIO; AS PESSOAS ALÉRGICAS AO FRIO TAMBÉM TÊM MEDO DA SOLIDÃO, TÊM MEDO DO FRIO DA ALMA, DO FRIO NOS SENTIMENTOS, A FRIEZA DO PAI OU DA MÃE, DO DESAFETO, OU SEJA, O FRIO É SIMPLESMENTE UM SÍMBOLO.

“QUANDO EU SOU ALÉRGICO A ALGUMA COISA, EXISTE ALGO QUE REJEITO OU QUE TEMO.”

ENTÃO, SE QUERO MUDAR MINHA ALERGIA, RECONHEÇO MINHA ALERGIA. SE EU SEI QUE NÃO RECONHEÇO MINHA ALERGIA PORQUE ME FAZ SENTIR VERGONHA, ENTÃO, TRABALHO COM A VERGONHA: “QUE COISAS A VERGONHA EVOCA EM MINHA VIDA?”

DEPOIS EXPERIMENTO O SENTIMENTO DA VERGONHA E VEJO COMO EXPERIMENTO A VERGONHA. ÁS VEZES FICO PÁLIDO E FRIO, OUTRAS VEZES ME PONHO VERMELHO COMO UM TOMATE, OUTRAS, AINDA, EXPERIMENTO COMO UM VAZIO OU COMO UM OCO NO PLEXO SOLAR. EU POSSO EXPERIMENTA-LA DE MUITAS FORMAS.

DE ONDE E COMO EXPERIMENTO A ALERGIA, ME DÁ UMA IDÉIA DA PARTE DE MINHA ENERGIA QUE ESTÁ COMPROMETIDA.

VAMOS VER OUTRO SENTIMENTO, O MEDO: EU DIRIA QUE A METADE DE NOSSAS DORES NA REGIÃO LOMBAR É POR MEDO. O MEDO PROVOCA MAIS LOMBALGIAS QUE TODAS AS HÉRNIAS DE DISCO, TODOS OS PROBLEMAS ARTICULARES, TODOS OS PROBLEMAS DE COLUNA, PORQUE O TEMOR FAZ COM QUE COLOQUEMOS, LITERALMENTE, O “RABO ENTRE AS PERNAS”, FECHEMOS O ESFÍNCTER ANAL INTERNO.

A ESTE NÍVEL, EXISTE UM CENTRO DE ENERGIA MUITO IMPORTANTE E NOS FECHAMOS PARA A VIDA, CONTRAÍMOS TODA A MUSCULATURA “LOMBOSACRA”, ESTA PARTE FICA MAL IRRIGADA E NOS DÁ DORES LOMBARES TERRÍVEIS E ESTA LOMBALGIA É O NOME CLÍNICO... DO MEDO.

SE EU CONSIGO RECONHECER O NÚCLEO DO MEDO, SE CONSIGO OBSERVAR MEU CORPO E VEJO QUE TENHO OS GLÚTEOS E TODA ESTA PARTE CONTRAÍDA, SE CONSIGO RESPIRAR PARA ESTA ÁREA E LIBERAR O SENTIMENTO DO MEDO E CHAMAR O MEDO E LHE DIZER: “VOCÊ É A MELHOR PARTE DE MIM MESMO; QUANDO ASCENDE E SE REVELA, É MINHA PRUDÊNCIA; JÁ NÃO É MEDO, MAS PRUDÊNCIA... E É PARTE DE MEU AMOR, TAMBÉM”, QUANDO EU ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO CONSIGO ASCENDER ESTA ENERGIA DO MEDO E CONSIGO TRANSMUTÁ-LA AO ALTAR DO CORAÇÃO (QUE É ONDE REALMENTE NASCE O HOMEM), POSSO ME CURAR E POSSO CURAR A MINHA VIDA... ENTÃO, DESAPARECE A LOMBALGIA.

MEU RESSENTIMENTO, MINHA RAIVA, FREQÜENTEMENTE, ESTÁ ANCORADO EM MINHAS ARTICULAÇÕES. EU ESTOU ASSIM TOTALMENTE RÍGIDO. ÀS VEZES, COM O PUNHO FECHADO A NOITE, INCONSCIENTEMENTE, PRONTO PARA AGREDIR. POIS BEM, ESTA DOR ARTICULAR É RESSENTIMENTO CONGELADO NESTA PARTE DO CORPO.

SE EU CONSIGO EXPERIMENTAR ESTA DOR E ASSOCIÁ-LA AO MEU SENTIMENTO DE IRA E AO MEU RESSENTIMENTO, CONSIGO COMPREENDER QUE MEU RESSENTIMENTO É ALGO QUE SE CONSTRÓI NO PLEXO SOLAR, QUE BLOQUEIA A ENERGIA AQUI E NÃO PERMITE A ENERGIA SUBIR AO MEU CORAÇÃO E NEM AO MEU SISTEMA IMUNOLÓGICO, POSSO FAZER MUITO MAIS QUE O REUMATOLOGISTA, OU POSSO AJUDÁ-LO A CURAR E TRATAR A MINHA ARTRITE. SE EU SOU RESPONSÁVEL, NÃO TENHO QUE ESPERAR QUE O REUMATOLOGISTA ME RESOLVA O PROBLEMA.

A DOENÇA OU ENFERMIDADE É MEU PROBLEMA, NÃO É PROBLEMA DO MÉDICO; É MINHA RESPONSABILIDADE... EU TAMBÉM TENHO A VER COM ISTO. A MEDICINA NÃO PODE SER A ARTE DE PASSAR A BOLA AO MÉDICO, PORQUE O PAGAMOS. A NOVA MEDICINA DA CONSCIÊNCIA É A ARTE DE NOS RESPONSABILIZARMOS POR NOSSA VIDA, E DESCOBRIRMOS QUE REALMENTE PODEMOS FAZER MUITO POR ELA.

FREQUENTEMENTE, VEMOS QUE UMA PESSOA COM CÂNCER, TEVE UM CHOQUE OU UMA PERDA AFETIVA MUITO GRANDE. SE UMA PERDA AFETIVA LHE PRODUZIU UM VAZIO EXISTENCIAL, DE TAL DIMENSÃO QUE SE VOLTA AO VAZIO DE ENERGIA, E PERMITE QUE AS CÉLULAS DEGENERADAS POSSAM LHE INVADIR, É PORQUE ELA ESTAVA MUITA APEGADA. ESTE É O PROBLEMA DO APEGO QUE EU DEVO RECONHECER.

SE ALGUÉM PARTE E EU VIVENCIO SUA PARTIDA DESDE O AMOR, DESDE O DESAPEGO, SEI QUE SUA CONSCIÊNCIA ESTÁ COMIGO; ENTÃO, O DEIXO PARTIR, NÃO O AMARRO OU PRENDO. MUITAS VEZES VEMOS QUE QUANDO MORRE ALGUÉM MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, SE NÃO O DEIXARMOS PARTIR, CERTAMENTE, FICAREMOS COM PARTE DE SUA ENERGIA ANCORADA NO NOSSO PLEXO SOLAR. ESTA ANCORAGEM ENERGÉTICA PODE CRIAR CRISES DE PÂNICO, DE HIPERTENSÃO OU COISAS VIOLENTAS.

SE NÓS CONSEGUIRMOS QUE A PESSOA SE TRATE, É A SUA ALMA QUE A CURA. O CURADOR NÃO SE FAZ PELO PACIENTE. EU COMO CURADOR, SOU UM IMÃ QUE DOU A CARGA QUE SUA ALMA NECESSITA; REALMENTE, A CURA É RESGATAR A AUTONOMIA, A AUTOGESTÃO E A LIBERDADE DO OUTRO PARA SE CURAR.

A VERDADEIRA CURA É DAR AS FERRAMENTAS PARA QUE VOCÊ, DESDE SUA CONSCIÊNCIA, SE CURE; NÃO DESDE SUA CONSCIÊNCIA RACIONAL, MAS DESDE SEU SENTIMENTO, DESDE SEU AMOR, DESDE SEU AFETO.

FREQÜENTEMENTE, QUANDO ALGUÉM ESTÁ REALIZANDO UMA CURA, VÊ QUE A PESSOA - AINDA QUE NÃO TENHA DITO NENHUMA PALAVRA - COMEÇA A CHORAR E A EXPOR SEU RESSENTIMENTO, E DEPOIS TEM UMA SENSAÇÃO DE PAZ, QUE NÃO É A MINHA PAZ, É A PAZ DELA, É A PAZ DE CRISTO QUE TAMBÉM HABITA NA PESSOA QUE ESTÁ SENDO CURADA.

A PAZ ESTÁ AÍ, TEM ESTADO SEMPRE AÍ, É PARTE DE NOSSA ESSÊNCIA; SE TRATA SIMPLESMENTE DE REMOVER TODOS AQUELES APEGOS, AVERSÕES, SENTIMENTOS, SEPARATISMOS, TODA AQUELA CAPA DE IGNORÂNCIA, PARA QUE A PAZ SE REVELE TAL COMO É. E QUANDO A PAZ SE REVELA, GERMINA O AMOR E QUANDO GERMINA O AMOR, A CURA É POSSÍVEL, AINDA QUE SEJA UM CÂNCER OU UM LÚPUS.

MAS, NÃO SE CULPE SE NÃO CONSEGUIR, PORQUE VOCÊ FAZ PARTE TAMBÉM DOS PROBLEMAS GENÉTICOS DA HERANÇA DA HUMANIDADE COMO GRUPO.

ISTO NÃO É PARA SE ACREDITAR COMO UM SUPER-HOMEM, ALGUÉM PODE SER MUITO ORGULHOSO E DIZER: “ESTOU TRISTE PORQUE NÃO ME CUREI DO CÂNCER”. ISTO NÃO É FRACASSO, O CÂNCER É UM MESTRE, ÀS VEZES APRENDEMOS A LIÇÃO EM UMA OCASIÃO, OUTRAS VEZES NECESSITAMOS DE DEZ OPORTUNIDADES E OUTRAS, NECESSITAMOS DE CEM VIDAS TALVEZ, MAS O IMPORTANTE É APRENDER A LIÇÃO.

NINGUÉM APRENDE MEDICINA DE UM DIA PARA O OUTRO. EXISTEM LIÇÕES EXTREMAMENTE COMPLICADAS E DIFÍCEIS. TAMBÉM NOS DIPLOMAMOS OU NOS ESPECIALIZAMOS NA ALMA.  QUANTO MAIOR FOR O DESAFIO, MAIOR É A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO. EU SÓ ESTOU DANDO UM EXEMPLO, DE COMO PODEMOS RETOMAR NOSSAS EMOÇÕES, IDENTIFICAR NOSSAS EMOÇÕES, ACEITÁ-LAS, NÃO SEGUIR FUGINDO DELAS E, ASSIM, PODER TRANSMUTÁ-LAS. MAS, UMA VEZ QUE SENTIMOS A EMOÇÃO, EXISTE UMA PERGUNTA FUNDAMENTAL: “QUAL É A LIÇÃO QUE EXISTE DEBAIXO DESTA EMOÇÃO NEGATIVA?”

”QUAL É A MENSAGEM QUE QUER ME DIZER ESTA EMOÇÃO NEGATIVA?”

QUANDO EU NÃO DIGO NÃO NA VIDA, ACABO RESSENTIDO E COM IRA; MAS A IRA NÃO É O PROBLEMA... A IRA ESTÁ ME DIZENDO QUE EXISTE ALGO PARA APRENDER – QUE TENHO QUE ME REAFIRMAR AÍ DIZENDO NÃO - A IRA É A MELHOR ESTRATÉGIA DE AUTO-AFIRMAÇÃO. QUANDO EU MANIFESTO A IRA E A TRANSMUTO, ESTA RAIVA QUE VOLTA CURADA, É O MELHOR DE MINHA FORÇA. MINHA IRA VARRE E LIMPA A CASA E FAZ AS COISAS MAIS RAPIDAMENTE. VOCÊS JÁ VIRAM UMA DONA DE CASA QUE EM SUA IRA, FAZ VERDADEIRAS ACROBACIAS AÉREAS E O ALMOÇO FICA PRONTO NA HORA DE COSTUME? EU SABIA QUANDO MINHA MAMÃE ESTAVA COM RAIVA, PORQUE ÀS DEZ DA MANHÃ MINHA CASA ESTAVA COMO UM ESPELHO. É ASSIM, A IRA É UMA FORMA DE ENERGIA QUE SE PODE TRANSMUTAR FISICAMENTE. O FATO DE QUE A TRANSMUTEMOS FISICAMENTE, NÃO RESOLVE A FONTE DA IRA, A FONTE DA IRA É A NECESSIDADE DE SE AUTO-AFIRMAR E A NECESSIDADE DE SE AUTO-AFIRMAR É A NECESSIDADE DE RENUNCIAR À FALSA COMPLACÊNCIA.

CRESCER ESPIRITUALMENTE, NÃO É DIZER SIM A TODO O MUNDO. O CRESCIMENTO ESPIRITUAL NADA TEM A VER COM SER O BOBÃO - PERDOA-ME A EXPRESSÃO - MAS SER ESPIRITUAL NÃO É SER BOBO, SER TOLERANTE NÃO É SER BOBO. A TOLERÂNCIA NÃO EXCLUI A AUTO-AFIRMAÇÃO. A AUTO-AFIRMAÇÃO É CONDIÇÃO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL. ASSIM, EU TENHO QUE DESCOBRIR A LIÇÃO DEBAIXO DO EVENTO NEGATIVO, PORQUE O EVENTO NEGATIVO NÃO É SENÃO... A APARÊNCIA, A SOMBRA.

MAS, ESTA SOMBRA QUANDO A REMOVO, ABRE UMA PORTA DE LUZ, UMA LIÇÃO QUE EU POSSO APRENDER EM MINHA VIDA.

 Dr. Jorge Carvajal Posada


Contacto

Acessando a Divina Luz - Falando Sobre Saude